top of page
Buscar
  • Foto do escritorConexão Motora

SAIBA MAIS SOBRE UMA CONDIÇÃO PERIGOSA QUE PODE TE DEIXAR SEM ANDAR


Você já ouviu falar sobre a osteonecrose? É uma condição também conhecida como necrose avascular e é uma doença em que há um comprometimento da circulação sanguínea da cabeça femoral.

Isso geralmente ocorre porque cabeça femoral é uma região do corpo com pouca vascularização e, ao mesmo tempo, que recebe muita carga e pressão no dia a dia, pois é nessa articulação que sustentamos o peso do corpo e distribuímos o peso para andar ou mesmo correr

A osteonecrose é um fenômeno no qual há a interrupção do fluxo de sangue para a cabeça do fêmur, levando a um processo de necrose óssea do local. Normalmente, atinge homens adultos jovens, entre 30 e 50 anos.

O principal sintoma é a dor na região da articulação do quadril que aparece ao pisar. Nos casos graves, evolui para uma dor durante o repouso, gerando grande incapacidade aos pacientes.

A principal causa é o uso de altas doses de medicações do tipo corticosteroide, utilizados no tratamento de diversas doenças. O consumo abusivo de álcool pode levar também à necrose e se trata de uma causa vista com frequência entre os especialistas.

Para o diagnóstico, é necessário um exame de imagem de ressonância magnética do quadril. Este consegue identificar a necrose nos primeiros dias após a interrupção do fluxo de sangue. Nas fases mais avançadas da doença, uma simples radiografia já identifica o problema. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de o tratamento evitar sequelas.

Para o tratamento, é interessante incialmente, reduzir ou até eliminar a carga sobre a articulação, a fim de evitar mais lesão na região e, consequentemente, o agravamento do quadro.

Depois de um tempo, essa carga será reintroduzida aos poucos, para retorno do paciente a sua rotina diária. Nessa fase, a realização de atividade física é muito benéfica e efetiva, a fim de preparar e manter ativa a musculatura e para que a articulação do quadril não venha a sofrer nova necrose.

Alguns casos evoluem para o comprometimento da cartilagem da articulação e o tratamento cirúrgico pode ser necessário. Nestas situações, uma avaliação médica especializada é necessária, pois os procedimentos podem variar. Por isso, atente-se aos sinais e sintomas citados acima. Cuide-se!


Redigido por: Melissa Santos


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page